Você já deve estar acostumada com esse assunto na internet, muito falado nesse século, inclusive. Mas hoje eu vim abordar de uma forma diferente.
O que são as benditas finanças pessoais?
Finanças pessoais nada mais é do que a disciplina que estuda a aplicação de conceitos financeiros e empresariais nas decisões financeiras de uma pessoa ou de uma família. Basicamente, é fazer um detalhamento das suas fontes de renda e seus gastos para, só assim, saber pra onde o seu dinheiro está indo.
Existem vários aplicativos e planilhas que fazem muito bem esse trabalho para você e vamos falar sobre isso nos próximos artigos.
Agora que explicamos um pouquinho do que são finanças pessoais, vamos às 7 dicas matadoras para fazer sobrar mais “estalecas” na sua bolsa da Louis Vuitton (alô Luis Vitão, patrocina nóis).
- Viva abaixo de suas possibilidades. Eu costumo comer miojo ou atum enlatado para investir o dinheiro economizado. Você deve se privar do que você quer agora, para então poder aplicar na sua jornada à sua independência.
- Construa uma máquina. Um típico milionário tem, pelo menos, 7 fontes de renda. Você não pode se tornar rico só com o seu trabalho ou negócio. É preciso criar outras fontes de renda em que você converte R$10k de propaganda em R$100k de retorno.
- Dívida boa x dívida ruim. Dívida ruim é a que você perde dinheiro, como cartões de crédito ou despesas exageradas com “lazer”. Dívida boa é a que gera mais dinheiro do que você gasta em juros. Exemplo: Se você compra um imóvel pegando um empréstimo e recebe o valor do aluguel maior do que os pagamentos do empréstimo.
- Guarde pelo menos 10% todo mês. Pessoas que não tem dinheiro guardado estão a um passo de cair num precipício de dívidas. Elas podem perder o emprego ou sofrer um acidente que requeira despesas médicas, e terão que recorrer aos empréstimos de juros altos. Não seja uma dessas pessoas. Obrigado, de nada!
- Invista dinheiro em você. Algumas pessoas pensam que são espertas por não comprar um curso (válido), mas na verdade essa é uma decisão bastante burra. O único lugar em que você deve gastar sem medo é no autodesenvolvimento. Porque, sem ele, sua renda não vai aumentar.
- Compras planejadas. Você pode se presentear com aquelas “brusinha” ou com aquele milkshake de ovomaltine do Bob’s (deu vontade) , mas o real inimigo são as compras por impulso. Você faz a encomenda apenas para descobrir, depois que chegar, que não precisava dela tanto assim. É por isso que, quando você quer algo, será bem melhor se tiver sido planejado. E, por último mas não menos importante…
- Amigos com poupança. Não jogue dinheiro fora com pessoas que esbanjam em restaurantes caros ou bens inúteis. Você precisa ter amigos que partilhem dos mesmos valores econômicos que você. Lembre-se: quando gente pobre faz piada das suas escolhas financeiras, você sabe que está no caminho para a riqueza.
Se vocês gostaram do artigo, cliquem em “curtir” e deixe seu comentário.
Se você é nova por aqui e não conhecia o blog ainda, se inscreve na nossa newsletter para acompanhar aos próximos artigos que vêm por aí!
Um grande beijo, fiquem com Deus e até o próximo artigo!
Obrigado por apoiar o Blog Darminina
Deixe seu comentário Cancelar resposta